domingo, 23 de novembro de 2014

Unboxing de Amazing Spider-man Gravity Feed - Heroclix

Em nosso segundo video, nós da Playing Hero exploramos um "mini-set" inteiro de peças para Heroclix e analisamos o quão fiel aos personagens consagrados elas ficaram. Enquanto que tal set de peças é antigo, o Homem-Aranha é provavelmente um dos nossos personagens mais queridos, então peças que capturem a essência do personagem nos trás uma alegria. Mas será que esse Gravity Feed é um amigo da vizinhança ou uma ameaça pública?
Hero o que, Gravity quem?

No nosso ultimo artigo sobre Heroclix nós apresentamos o jogo e refletirmos sobre sua estrutura mais básico ao lado do unboxing. Dessa vez iremos olhar as regras e as peças que vem nesse pacote de maneira mais avançada.

Um gravity feed é uma especie de "mini coleção" dentro de uma coleção maior, que se reusa de esculturas de personagens de uma coleção maior, mas as regras e os efeitos das peças são diferentes. Com isso dito, vamos explorar tais peças.

(Para compreender melhor os poderes, compare as cores com os tipos de atributo com essa cartilha aqui.)

O Unboxing


A resolução do video sofreu um pouco, e o audio no primeiro minuto podia ser muito melhor, nós corrigimos isso quando apresentamos as miniaturas em si, mas a resolução pode (e vai) melhorar nos próximos videos. Espero que que entendam.


As Peças

Spider-man 201


O cabeça de teia sempre foi representado no Heroclix, é quase uma tradição ter uma peça dele em m set da Marvel e dessa vez o set é justamente sobre ele, seus vilões e seus amigos! E é também tradicional o personagem ter vários elementos corretos misturando com outros elementos que não fazem lá muito sentido. A começar pelas "Keywords". Por que essa peça possui a keyword "Marvel Knights" e Vingadores ao mesmo tempo? O Aranha do tempo que ele era publicado sobre tal selo não tem quase nada a ver com o Aranha que se juntou aos vingadores no pré-guerra civil. 
Com isso dito, temos uma boa representação de alguns poderes corpo-a-corpo e a distancia, como todo bom Homem-Aranha tem que ter. Em seus primeiros clicks, Charge e Super-Senses com uma pitada do poder especial da peça permitem o personagem ser versátil e mudar para combate corpo-a-corpo e distancia facilmente. Seus poderes de movimento o permitem ignorar praticamente tudo no mapa, fazendo ele ser bem movel e permitindo seu charge pegar inimigos despreparados e o fato que seu simbolo de ataque é uma mira faz dele um Sharpshooter, permitindo-o a atacar com golpes a distancia mesmo adjacente a outro personagem.

E é aqui que o poder especial da peça entra: "Quando Homem-Aranha atinge com um golpe à distancia, personagens atingidos modificam seu valor por -3 até seu próximo turno."

Atente aos dois "trovões" na peça, isso permite o Aranha a ter dois alvos diferentes para seu ataque.

O que significa que essa peça, enquanto que tem potencial para causar dano (veja só quantos "3" de dano ela tem por apenas 75 pontos, e perceba o "Flurry" no click 3 e no 5) trás mais utilidade para um time do que apenas um mero "atacante secundário". Eu acredito que ele tem seu espaço em times que tem maneiras de se usar perplex e controlar a mesa de maneira mais pro ativa. Talvez a maior crítica a ser feita é que tal versatilidade de controle e um pouco de dano fez a peça custar um pouco mais do que você gostaria para uma peça com tamanho potencial utilitário.


Cloak 202
O misterioso Manto (Cloak) é uma peça um tanto curiosa. Considerado o "taxi" oficial da Marvel com seu poder de teletransportar times inteiros com seu poder de se locomover pela "Dimensão das Sombras", é natural que a peça tenha um poder de movimentação como o Runaways que o permite ignorar basicamente tudo no mapa para se locomover incluindo terrenos bloqueadores. 

Seu poder especial permite que Manto carregue múltiplos personagens, mas ele leva 1 ponto de dano para cada personagem acima de 1 ao qual ele carrega. Isso a principio parece terrível mas perceba que ele possui bastante Steal Energy mais abaixo em seu dial. Também perceba que Manto possui Exploit Weakness por todo o seu dial o que faz dele algo perigoso para o inimigo por toda sua vida. Agora perceba também que o poder Envelop in Darkness é uma especie de mistura insana entre Incapacitate e Exploit Weakness e temos uma peça interessante. O maior problema de Manto é que não só ele se machuca ao usar seu poder assinatura, como ele é extremamente fragil tendo apenas Super Senses para poder se proteger.

Tudo isso é claro, muda de figura quando observarmos nossa próxima peça.

Dagger 203
A parceira dos quadrinhos de Manto é talvez a melhor parceira que ele poderia pedir no jogo de Heroclix! Perceba que Adaga (Dagger) possui Running Shot, mas uma velocidade reduzida. Perceba também que ela possui Support, permitindo ela curar personagens (Manto se machuca ao carregar um numero elevado de personagens por exemplo) e ao mesmo tempo uma habilidade especial que permite ela usar seus três alvos diferentes mesmo tendo apenas 1 ponto de dano.

Ela sofre do mesmo problema do Manto contudo, com apenas Super Senses, ela é bem frágil. Porém o controle que ela pode executar em um mapa é bem interessante, permitindo atacar três alvos diferentes.
Rhino 204
Uma peça simples para um personagem simples, Rhino é conhecido nos quadrinhos por ser um moloide, grande, musculoso, emotivo e que pode ser visto dando suas investidas contra o aranha (Ou até mesmo Thor e os Vingadores, dependendo de que revista você está lendo!)

A peça poderia usar Super Strength para representar a força fora do comum de Rhino, mas o enfoque nas investidas do personagem o fazem memorável, divertido. É uma peça que captura o espirito do personagem quase perfeitamente.
Electro 205 
 A principio parece uma peça meio confusa. Electro parece um atacante a distancia, com Energy Explosion e Energy Shield/Deflection aumentando sua defesa para encontros a distancia. Mas aquele "nove" inicial e seu custo de 72 pontos fazem sua inclusão em times um pouco salgada.

E então eu o enfrentei em uma mesa e como um tolo joguei o Homem-Aranha desse set corpo-a-corpo contra ele. E então a verdadeira face do Electro se revela! Poison e a habilidade especial que causa dano à personagens que o acertam o fazem uma peça bem perigosa no combate corpo à corpo, ao ponto que talvez seja melhor avançar com o personagem o quanto antes, abusar do Pulse Wave e tentar joga-lo em cima de uma ameaça corpo-a-corpo assim que levar algum dano. Foi definitivamente uma grande surpresa do Gravity Feed.

Mysterio 206
 A primeira coisa à ser notada nessa peça é o seu custo (62 pontos) e sua vida (Apenas 4 clicks de vida!).
E então os números baixos de Mysterio o fazem parecer inviável. Contudo Mysterio possui um poder que dá a ele uma boa chance de conseguir passar na rolagem de Super Senses e um Perplex incrivel que reduz tanto o ataque quanto a defesa de um inimigo. Adicione o fato que ele possui Smoke Cloud em todos os seus clicks e temos uma potente peça de controle que pode transformar as peças atacantes de seu inimigo em problemas bem menores.

Só tome cuidado com Outwitters! Sem sua defesa especial Mysterio é extremamente frágil.

Blade 207
A primeira peça do Gravity Feed sem poderes especiais, apenas poderes "normais". Blade não precisa de poderes especiais, não quando ele tem diversas maneiras diferentes para machucar seus inimigos, primeiro graças ao Psychic Blast e seu range de 6, e depois com seu Exploit Weakness e Blade/Claws/Fangs.

Simples porém fatal. Se há alguma reclamação a ser feita, é como um Vampiro (Desculpe, Meio-Vampiro) como Blade não possui Regeneration ou Steal Energy?

Shocker 208
Por noventa pontos, o que esse Shocker trás para a mesa? 

Não muito. O range curto é o que prejudica a peça. Seu poder especial de desenhar linhas é bastante interessante, mas é bem fácil de se evitar. Contra alguns times que se usam de muitas peças adjacentes eu consigo ver Shocker brilhando, mas ele é uma peça com um poder muito especifico e cara. O Shocker do set principal é mais útil em geral.

Com isso dito, o poder especial de Shocker é realmente poderoso.

Scarlet Spider 209
A maior crítica que se pode fazer a essa peça é como ela é limitada no que se diz Keywords. Tudo bem que ela existe para representar Kaine quando estava começando a usar o manto do Aranha Escarlate, mas mesmo ele era mais do que um mero monstro em seu quadrinho solo. E se Kaine em sua forma monstruosa clássica era considerado um membro da Spider-Family, essa peça deveria o mesmo.
Com essas considerações, o preço da peça é apenas perfeito. O Trait que protege o Aranha Escarlate de inimigos à distancia com algo ainda melhor do que Stealth no mapa correto somado a super-força e a habilidade de causar dano extra com seu poder especial o faz um atacante secundário (ou melhor ainda, terciário) bastante útil, que dita quando ele irá se aproximar e causar dano. O maior problema é que para um personagem "Homem-Aranha" falta mobilidade e maneiras de se aproximar do inimigo. Plasticity é perfeito para usar a peça para segurar tanto inimigos poderios quanto outros atacantes terciarios e peças de suporte.

Spider-Girl 210
Anya Corazon? Não! Araña? Também não! É Spider-Girl agora!

"Ninguém sabia pronunciar Araña corretamente" foi a explicação de Anya para a Mulher-Aranha do porque ela ter assumido o codinome. De qualquer forma, Anya ainda está no colegial, e tem muita pouca experiencia como uma super heroína. E é por isso que eu amo de coração essa peça. Ela é Heroclix em seu amago. Ela nem de longe é a coisa mais poderosa do mundo, ela não é uma maldita "Lanterna Verde" que vem uma coleção de colecionador ultra rara com recursos 3d que brilham no escuro ou qualquer coisa similar. Ela é exatamente o que precisa ser: Uma representação de uma super-heroína em treinamento, com um custo de pontos barato, e poderes extremamente básicos. O trait dela é uma piada. "Eu estou 'textando' todo mundo!" permite que você literalmente dede onde o inimigo usando Stealth está se escondendo. São esses detalhes que fazem Heroclix um jogo tão divertido e tão único no mercado, a ideia de ter que balancear poderes e personalidade icônicas, clássicas ou no caso da Araña, uma personagem nova e com um público mais niche, especifico. Na época que essa peça foi feita, a personagem tinha acabado de estrelar uma série só dela, que infelizmente não durou muito, então ver ela imortalizada em plástico e regras faz uma personagem querida ser lembrada por ainda mais tempo.

E com isso finalizamos mais um artigo sobre Heroclix aqui na Playing Hero. Porém fiquem atentos, mais artigos envolvendo o Homem-Aranha virão em breve.

**

Imagens dos dials foram retiradas da seção de unidades de Hcrealms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário