terça-feira, 1 de março de 2022

Introduzindo Savage Worlds: Rifts

Na nossa primeira postagem de 2022, trazemos algo que aparentemente não é do gênero de Supers!
É uma tradução de um pdf de introdução ao estranho mundo de 'Rifts' para o excelente Savage Worlds que saiu aqui no Brasil pela Retropunk. Clique na imagem ou aqui para conhecer Rifts pelo pdf ilustrado, e pule o fio para ler mais sobre as minhas decisões de tradução e porque acho que Rifts seria perfeito para o Brasil.
Então! Por que Rifts? O que diabos é um Glitter Boy? Por que raios você não traduziu alguns termos?!
Vamos por partes. Vamos começar pelo o que é mais fácil, a tradução.
Como foi feito por um fã, pensei em oferecer traduções literais ao lado dos termos em inglês justamente para permitir novatos ao cenário (o que eu assumo ser a vasta maioria de brasileiros vendo o pdf) pesquisarem no google esses termos e encontrarem mais informações. Isso também abre as portas para a tradução oficial do livro ser retro compatível com esse pdf com seus termos no futuro ao em vez de termos múltiplos termos chave em português.

Por que Rifts?

Cyber Conquistador (!?)
Sendo um rpg de ação pós apocalíptico completamente 'gonzo' - Ou seja, um jogo bizarro, estranho e de uma pegada mais rara para o Brasil, temos poucos jogos dessa temática e acredito que não temos nenhum tão absurdo e caótico quanto Rifts. Nem mesmo os gringos tem. Rifts é o que acontece quando alguém olha para Gamma World e pensa "Isso aqui tá normal até demais, cada os Vampiros Astecas e os Conquistadores com Armaduras-de-Combate estilo Detonator Orgun?! (Se você sabe o que é um Detonator Orgun parabéns, estamos velhos).

Isso sozinho já seria um bom motivo para trazer o bendito do jogo para o Brasil, mas tem outro fator. Rifts originalmente era um sistema próprio que bem...Era 'gonzo' e bizarro da pior maneira possível, com cada tipo de personagem basicamente tendo seu próprio sub sistema e por favor, não me faça escrever some 'Mega Damage' e o quanto ela é uma ideia estúpida.

Não, o Rifts que você ve no PDF que eu traduzi lá é para um sistema muito melhor, Savage Worlds. Tal sistema é um focado na vibe de historias pulp de ação e que tem vários suplementos em português lançados pela Retropunk. Rifts é o tipo de cenário e suplemento que é um 'portão' - Você pode pegar qualquer cenário, qualquer livro de regras de gênero, e usar lado a lado com o Savage World Rifts que não só encaixa como se faz de uma maneira natural a historia do jogo. Ele é o suplemento perfeito para Savage Worlds porque faz você jogar com toda sua coleção. Vai vai poder misturar Pathfinder com Super Heróis, Zumbis, e enfrentar Nazistas de um futuro pós apocalíptico diferente!

Originalmente, o Rifts da Palladium precisaria que você misturasse outros livros dela que eram igualmente caóticos e cheios de regras. A beleza de Savage Worlds é que não há muito esforço para trazer diferentes gêneros e ideias para dentro do mundo caótico e louco de Rifts. Eu diria que é o 'cenário base' perfeito que fará você e seu grupo explorar todas as facetas do Savage Worlds.

É por isso que eu traduzi o PDF. É parte do meu ritual cósmico de convencer a Retropunk a trazer ele para o Brasil em um catarse da vida. Curtiu o cenário lá no pdf? Divida em comunidades. Discuta Rifts.
Se os planetas se alinharem, quem sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário