segunda-feira, 17 de junho de 2019

Neo Guanabara e Mini-Camapanhas

Estamos entrando na terceira semana do financiamento coletivo de Neo Guanabara.

Enquanto que temos orgulho de apresentar as mais diversas mecânicas do jogo no nosso quickstart.
Existe uma mecânica que omitimos dessa demonstração. Nesse artigo, iremos explorar o sistema de "Mini-Campanhas" que faz a experiencia de jogar Neo Guanabara especial e única!

Em Neo Guanabara, a tal cidade do futuro é dividida em diferentes áreas. Nessas áreas, o poder paralelo preenche as lacunas que o Sistema experimental da cidade propositalmente não cumpre. Funções básicas como policiamento, esgoto, saúde e educação são precários e mal administrados justamente para fomentar o desespero.
E é desse desespero que as Gangues surgem.

Um membro da gangue dos 56, chocado e confuso sobre o sistema de Mini-Campanhas (provalvelmente)

Os personagens jogadores de Neo Guanabara fazem parte de uma facção a parte de todas, membros da misteriosa "Guilda de Perseguidores", que oferece auxilio em suas missões na forma de Operadores e de encobrir sua existência para o Sistema enquanto transmite seus feitos para a população, criando esperança para a cidade.

Isso faz os Perseguidores serem mais que meramente músculo contratado para impor a vontade de seus clientes (alguns escolhem voluntariamente isso, contudo), mas sim atores que constantemente estão interagindo e moldando a cidade.


Ao interagir com o "Desespero" de Neo Guanabara, os jogadores obtêm dois tipos de pontos: Renome e Fama. "Renome" é ganho toda vez que um personagem ou/e grupo interagem e obtém algum tipo de sucesso com alguma gangue de Neo-Guanabara. Esse Renome é conectado a gangue especifica, ou seja, renome da gangue dos 56 apenas conta para tal gangue.

Já 'Fama' funciona como Renome coringa, ou seja pode ser usado para interagir com qualquer gangue na fase de Mini-Campanha, além de abrir certas interações especificas com a cidade.

No final de cada Aventura (ou caso o Narrador decida, no final de uma série de Aventuras, nunca mais do que 4) a fase de "Mini-Campanha" ocorre. Os jogadores discutem o que eles pretendem fazer com a cidade, e como gastar seus pontos de renome e fama nas tabelas de Mini-Campanha. No final dessa fase, eles escrevem como vão usar os pontos e entregar em um papel ou por outros meios suas decisões para o narrador.
Note que só conta o que o narrador receber. Jogadores podem ludibriar, omitir e enganar uns aos outros na etapa de discussão!

Na próxima aventura, o Narrador explica o novo contexto de Neo Guanabara e anuncia os efeitos das decisões dos jogadores no mapa da cidade do futuro.

O jogo base vem com duas tabelas de Mini-Campanhas:
"A Cidade do Futuro"

Uma versão balanceada que mostra de tudo um pouco da cidade de Neo Guanabara

"Eclipse Purpura"

Um misterioso Meta Mago faz a segunda lua cheia de todo mês aparecer roxa nos céus de Neo Guanabara, e nessa noite, coisas terríveis ocorrem. A cidade muda para um estado de caos, apensão e desespero continuo, ao se prepararem por tais noites.

**

É sua chance de nos ajudar!
No nosso catarse, existe a recompensa "Guilda de Perseguidores". Ao pegar tal recompensa, iremos entrar em contato com você e criar uma Mini Campanha ao seu gosto, usando suas ideias e curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário