terça-feira, 11 de março de 2014

Especial: Então você quer ser um Shadowrunner


Em nossa última postagem a Playing Hero tentou encontrar o "Super" em Shadowrun. Nessa postagem "bônus" vamos de encontro com o que fez esse cenário e sistema clássico tão memorável. Uma pequena introdução, pelo ponto de vista de um personagem de como é o futuro da Meta humanidade em 207X (Ou 205X se você estiver jogando uma edição mais antiga). Você encontra Shadowrun aqui, se tiver interesse de narrar ou jogar. 

Hoi Chummer! Se esbarrou nesse documento pela matrix das duas uma: Você deseja se tornar um Corredor das Sombras ou você é um nerd espinhento que se acha grande coisa por visitar sites de hackers e outros “vida l0k4” como o Shadowland.
De qualquer forma, eu não me importo: Se você clicou aqui você vai ler a verdade.
Eu vou pelo nome de Hawkhorn e eu aprecio a atenção sobre o mundo das sombras, mesmo que venha de pessoas tentando conseguir algumas minas ou se mostrar para ai como um cachorro quente.

A metahumanidade



O sexto mundo despertou. Apesar disso ser um fato consumado, nem eu e nem boa parte das pessoas sabe exatamente o que isso significa.
Com ele, Anões, Elfos, Ork e Trolls passaram a nascer entre os humanos, e a magia de outrora floresce através das florestas e outras habitações de poder.
As coisas mudaram.

Humanos:
Enquanto o mundo tanto tecnológico e mágico mudou ao seu redor, os humanos continuam os mesmos de sempre. Há alguns extremistas aqui e ali mas são tão numerosos e com opiniões diversas que você logo aprende a filtrar os babacas.

Anões:
Baixinhos e corpulentos, são talvez os metahumanos mais honestos de todos. O mundo para eles é um desafio, já que não foi feito pensando em pessoas “menores” como eles.
Elfos:
Tomaram de assalto o mundo, com sua beleza, inteligencia e magia. Se ver um elfo Corredor das Sombras, lembre-se: Não tá facil para ninguém.
Orks:
Os que mais sofrem racismo, e os mais numerosos dos meta humanos, Orks não são mais propensos a violencia ou qualquer outra baboseira que falam na tv, mas são tratados como brutos por quase todos os outros. A verdade é que são tão variados quanto humanos.
Trolls:
A raça do postador desse artigo. É dificil ser um Troll. As cidades e apartamentos não foram feitos pensando na gente. E as porções de comida sempre são pequenas. Muitos de nós acabamos virando Corredores só para poder viver em um local que não caia as pedaços quando nos sentamos no sofá. Eu tenho orgulho dos meus chifres contudo.
A Magia:
Não sabemos de onde veio, ou porque veio. Mas sabemos que está aqui. E é tão maravilhosa e terrivel quanto seus usuários.

O que é um corredor das sombras?
Shadowrunner é como meus rapazes de Seattle chamam os loucos que como eu, olham para o mundo atual e vêem apenas o inimigo.
As corporações não se importam com você. Elas querem todo o seu
nuyen, sua obediencia, seu sangue.
Olha para o antigo México. Olhe para Amazonia. Olhe para Hong Kong.
Pessoas viraram gado.
E se acha que isso é meramente o mal humano, você está parcialmente enganado. No topo dessas corporações se sentam seres de poder inimaginavel. Dragões. Bestas. Monstros.
Eles não querem fazer um mundo melhor. Não para você ao menos.
É por isso que pegamos em armas e andamos pelas “sombras”.
Nós fugimos de sua regulação.
Nós destruimos aqueles que nos opõe.
Nós tiramos da vida o que queremos, quando queremos.
Ser um Corredor das Sombras é ser livre.

O que você faria com sua liberdade, Chummer? Viraria um monstro, como as corporações? Ou tentaria ser algo melhor do que isso?

Eu acredito que é uma resposta que apenas você mesmo pode se dar, após viver um pouco nesse mundo entre mundos.

Tipos de Corredores

Samurai-das-Ruas

Ser um Samurai-das-Ruas significa muito para muitas pessoas diferentes. Já vi de tudo, Samurais que se achavam responsáveis pela segurança da Corrida inteira, Samurais que só queriam atirar e matar pessoas a esmo, nossa uma vez eu vi um entrar em um tiroteio sem um tico de Cromo no seu corpo!
Mas se tem algo que eu aprendi em todas minhas Corridas é que o Samurai é o cara que sobrevive. O cara que tem o plano de ataque para negar tudo ao inimigo e pegar tudo que ele quiser.
E em um combate direto, para "normais" como eu (e provavelmente você, Chummer) ter o corpo inteiro com os mais diferentes implantes cibernéticos podem ser a chave para te fazer sobreviver, mas não se engane: Um Samurai não é meramente o cara com o corpo mais tecnológico e a arma maior. Ele é o cara que sobrevive. Aquele que mata e não morre.

Hacker

Eu não sou muito bom com computadores, decks, realidades aumentadas ou qualquer outra baboseira tecnológica fora o meu próprio cromo. Na realidade, eu até tive umas experiencias ruins com simuladores de realidade quando eu era apenas um Trollzinho na cidade grande. Bem esses caras são o meu oposto. Eles não são apenas bons com computadores, eles podem (em teoria ao menos) ultrapassar qualquer sistema de segurança, hackear armas, destruir sistemas inteiros, roubar informações e por ai vai...Mas na prática, nem todo mundo é tão bom quanto fala. Se você tem um hacker habilidoso contigo em sua Corrida, relaxe. Se tem um ruim, eu recomendaria traçar já um plano B. E um C.

O Rosto

Em uma era onde homem, magia e máquina co-existem, as palavras ainda são mais perigosas do que qualquer armamento Ares ou magica de destruição que pode ser conjurada. Os “Rostos” estão lá para ajudar Corredores a saírem de enrascadas, meter outros em enrascadas, e ser o cartão de visitas de um grupo de Corredores. Não recebem crédito suficiente na Shadowland e em outros websites. Tome cuidado com negociar com um.


Technomancer

Eu realmente não os compreendo.
Você tem magos, xamãs, Adeptos. Todos eles se usam de magia, se conectam aos planos astrais e os moldam para realizar feitos incríveis. Mas os Technomancers? O plano “astral” deles é a tecnologia. A magia deles é digital. Xamãs de redes. Conjuradores de Códigos. Gurus das informação.

Xamã

Quando o Sexto Mundo acordou, e a magia voltou no mundo, estes foram os primeiros guias da humanidade. Sim, os primeiros xamãs americanos foram cruéis, violentos. Mas podemos julga-los? O mundo ainda os teme. O mundo ainda não os compreende. Mas eles são os únicos que podem se comunicar com os planos astrais que governam nossas vidas. Bem, eles e os magos. É melhor ter um do seu lado em uma Corrida do que contra você, Chummer.


Magos

Magos representam perigo. Eles tem todos os poderes dos xamãs, mas nenhuma das responsabilidades. O que significa que podem fazer um mal tremendo, ou um bem incrível. Muitas corporações contratam magos, tentando construir tecnologias mais incríveis, misticas, além de estudar formas de controle da população. Aprenda a teme-los.

Os Adeptos

Os adeptos usam um tipo de magia bem próprio. Ao invés de consultar os espíritos, ou roubar do plano astral segredos arcanos, eles controlam a energia de essência que pulula o seu próprio corpo. Eles não expelem a magia, eles fazem a magia ser parte deles, tornando-se sobre humanos. Nem todo o cromo do mundo vai te fazer tão forte quanto eles.


Fashion

Antes mesmo de falarmos das cidades e seus perigos, acredito que é importante descontrair um pouco. A vida de um corredor das sombras é curta e cruel. Sorrir um pouco, aproveitar o que se tem é importante.


Urbanite

Talvez as vestimentas mais comuns do ramo, é usado tanto por corredores das sombras quanto filhinhos de papai rebeldes. O estilo Urbanite trata a cidade como uma floresta tecnológica a ser explorada, e as roupas são um misto de cores e sensores (que podem mudar de cor quando acionadas) como proteção kevlar e de outras substancias para se proteger de balaços (Em Seattle nos chamamos isso de “Olá”).
Geralmente os capacetes vêm com um sistema de música de alta qualidade. Ei, eu disse que filhinhos de papai estão cada vez mais se vestindo assim.


Defnoir
Um estilo que se originou em Berlin mas que se espalhou pela Europa rapidamente é o Defnoir. Roupas que lembram a elite antiga, do século 19 a 20. Geralmente é usado por seguranças e membros de corporações.

Noveau Retro
Criado na Europa e que se espalhou pelo mundo, o “Noveau Retro” é conhecido pelo seu distinto estilo “chicote” nas roupas com curvas e retas acentuadas, misturando roupas do século 20 com o que há de mais novo no mercado. Geralmente quando é usado em “Corridas”, tais roupas ficam por cimas das armaduras e coletes de proteção.

Casual Glam

Gangster wannabe e membros de gangue acham que os anos oitenta nunca acabaram.

One Wear

Não é bem um estilo ou moda, mas algo que pode salvar sua vida. o “One Wear” é o tipo de roupa que pode ser adquirido facilmente em lojas ou máquinas de tecido, e são facilmente descartaveis. Perfeitas para despistar “policias”.

Simplicité

Esse estilo não é apenas comum entre corredores das sombras ele é extremamente popular, senão um pouco careiro. Sequer se usa bolsos, silhueta e cor é o nome do jogo.


E chega de moda que eu sou um Samurai-das-Ruas não um maldito carnavalesco.

As cidades




O mundo é variado tanto quanto as pessoas que vivem nele.
Em algumas cidades como Berlin, existem áreas de “estado fluxo”, onde Corredores ajudam a população (por um preço) a combaterem o crime, consertar problemas e esse tipo de coisa.
Mas normalmente, existe dois tipos de local nas cidades. Enclave, onde não há liberdade e a corporação dá as cartas, e o “resto”. O “resto’ são sombras. Onde gangues, bandidos e criaturas horríveis rastejam. E pessoas de bem. Que para corporações, são quase tão ruins quanto as criaturas que eu mencionei.

E é nesse "Resto" onde os Corredores geralmente se encontram. Nascem. E morrem.
As cidades são locais de desigualdade, de violência, e de comércio. Tudo tem um preço. Lembre-se disso antes de se explodir por ai, chummer.

**

Boa parte das imagens veio do jogo Shadowrun Returns e do site official da Catalyst Labs.
A arte para a sessão de moda veio daqui.
Se se interessou pelo jogo você pode sempre pegar regras gratuitas aqui para experimentar o cenário ou sistema.

2 comentários:

  1. Gostei bastante do artigo, bem esclarecedor sobre um cenário para o qual eu não dava a mínima, e pior, me deu vontade de poder joga-lo algum dia, ao menos a edição nova.

    ResponderExcluir
  2. bem legal, animou, so conhecer uns termos como "cromo"

    ResponderExcluir