segunda-feira, 19 de novembro de 2018

As mecânicas de "Neo-Guanabara: A Cidade do Futuro"

Tainá, a Human ciborgue, Nogu a Pessoa-Lagarto Esper e ANdra-DE o Androide Meta-Mago
Neo-Guanabara é um jogo de pancadaria Cyberpunk Tropicalia.

O que isso quer dizer? Como jogar isso?
Essa postagem irá explorar as mecãnicas do jogo além das filosofias por trás do design. Pois afinal, como se pode emular a ação "estilo fliperama" que prometemos nos outros posts, e ao qual a arte de Daniele Cruz evoca? Continue lendo após o pulo e você irá descobrir que...

A resposta é clara!
Nós não emulamos diretamente o movimento, a lógica de footsies (distanciamento de ataques e controle de tela) e outros elementos de fliperama diretamente. Ao em vez disso, nos inspiramos neles para criar mecanicas que funcionam em um ambiente que faça mais sentido para um jogo de turnos.

Mas antes de explorarmos isso, vamos ver de fato, como o jogo funciona!

O PERSEGUIDOR – Anatomia de um Super Herói Anárquico
Um Personagem Jogador (“PJ” – um personagem que é controlado por um dos jogadores) em Neo-Guanabara é um Perseguidor. Seja ele parte de uma organização maior (Guilda de Perseguidores” ou um “Equivalente à Perseguidor” – Um ser tão poderoso quanto um Perseguidor que se encontra no fogo cruzado entre as diferentes facções que governam Neo-Guanabara e a Guilda de Perseguidores.
Um Perseguidor é mais do que um mero mercenário, guarda ou detetive – Ele é quem resolve as coisas. E são definidos por algo chamado “Regra de Engajamento” que explicitam seus poderes incríveis e maneirismos maior do que a vida. Um Perseguidor qualquer é o suficiente para peitar legiões e membros de gangue sem muito esforço. Mas saca só isso:
Eles tem total liberdade para fazer o que desejam.
Em um mundo definido por Níveis, em tal mundo onde o “Sistema” se infiltra no dia a dia das pessoas, o poder de um Perseguidor vai muito além de um cidadão comum de Neo-Guanabara. Será que seu perseguidor vai ser só mais um na guilda, coletando pagamentos e se preocupando em ser professional, ou será que ele irá se ocar em salvar vidas e confrontar o sistema bizarro e opressivo que abandona aqueles que em teoria deveria servir?
Seja o que o seu Perseguidor for, aqui está as escolhas que compõem seres que são mais do que meros humanos:
- Linhagem
Humanos, Pessoas-Lagarto ou Androides. Três tipos diferentes de gente, forçados a conviver juntos em uma cidade caótica. Essa é uma escolha importante tendo em vista que certas Facções e Personagens Não Jogadores(PNJ) vão provavelmente reagir de maneira diferente a certas linhagens. Oh e não espere ver poderes paranormais em Androides ou Implantes Ciberneticos em Pessoas-Lagarto! O que nos leva à...
- Classe
Ciborgue, ESPer ou Meta-Mago. Cada classe interage com o mundo de maneira diferente uma da outra. Cada ’Aumento’ em cada classe é diferente (Implantes, Poderes Paranormais ou Meta-Magia, respectivamente) assim como esses aumentos compõem o personagem, além de cada classe possuir uma estética diferente e uma maneira de usar os Aumentos.

A rolagem - O sangue no asfalto

Rolagens são feitas para executar ações em Testes, Combate e Debates. O cerne do sistema de jogo é definido por tal rolagem! Cada rolagem feita contra um personagem eleicita uma Reação, que é também uma rolagem. Então é importante entender como rolagens funcionam:
Prepare uma parada de dados pegando 1 dado dos seguintes elementos da ficha de personagem: Regra de Engajamento, Pilar, Pericia e Aumento. Role os dados, selecione 2 dados como “Valor” e 1 dado como “Nível de efeito”.
O Valor é comparado com o Valor da Reação executada pelo alvo, ou pelo número estático de dificuldade do Teste, enquanto o Nível de Efeito é a “qualidade” do resultado. Quanto maior tal nível de efeito, mais eficaz foi a ação.

Entendendo o sistema de rolagem já é entender como Neo-Guanabara funciona. As regras do livro que se sucedem são sobre como montar um personagem para preparar tais rolagens e como seu impacto podem moldar o mundo de jogo. Como por exemplo efeitos espeicais gerados por Pericias ou Aumentos quando estes são inclusos na parada de dados. Há contudo, alguns detalhes sobre a rolagem:

A Regra do 1
Ao rolar o resultado “1” em qualquer dado, ele é posto para fora da parada de dados para aquela Ação/Reação, e não pode ser usado nem como Valor ou Nível de Efeito.
A Regra do Nível de Efeito
Se uma Reação/Dificuldade tem um Nível de Efeito maior do que o Nível de Efeito da Ação, reduza o dado de Nível de Efeito da ação em -1 nível.
Regra de Engajamento
Perseguidoreses possuem uma coisa extra em suas fichas de personagem além de pilares, aumentos e péricias: Regra de Engajamento.
Pense nessa regra como um elemento especial, poderoso, constante e que é parte da “assinatura” do personagem, que sempre está presente em todas as suas paradas de dado, tal poder é algo que precisa ser levado em conta quando um Engajamento ocorre contra o personagem.
Perseguidores (E seus Equivalentes) tem acesso a 1 Regra de Engajamento.
Essa 1 Regra de Engajamento é selecionada na criação de personagem, e ela nunca pode ser perdida.
No livro finalizado haverá uma lista imensa que brinca com tropes e elementos de Cyberpunk, incluindo várias regras vindas diretamente do mundo dos quadrinhos como Juiz Dredd e Marvel 2099, além de regras para criação de sua própria regra de engajamento do zero.
Veja três exemplos:

Regra de Engajamento: Frase de Efeito – Nível de Efeito 4 (1d10)
Seja um grito de guerra, uma frase de efeito mesmo ou ainda uma pose dramática, você sabe como dar a ultima palavra em qualquer situação.
Regra: Se você for ganhar Renome ou Fama, você pode falar uma frase de efeito, uma pose dramática, ou um grito de guerra. Se o fizer, você ganha um ponto de Renome ou Fama a mais. Essa regra só pode ser usada uma vez por Cena, mas insistimos que você continue fazendo frases de efeito.

Regra de Engajamento: Rapaz / Rapariga Explosivo – Nível de Efeito 3 (1d8)
Dentro de você, existe uma bomba. Talvez, seu corpo de Androide contém uma função de Auto-destruição. Ou talvez você é tão maluco que instalou uma bomba via um implante cibernetico no corpo. Ou ainda, seu cerebro Lagarto é capaz de causar uma dor de cabeça explosiva. Literal.
Regra: No seu turno, ao em vez de ter uma ação, você pode ativar a bomba. Todos os objetos e personagens (Aliados e Inimigos) na Àrea de Combate que você ocupa precisam fazer um teste Muito Dificil (Valor 12, Dado de Efeito = Seu Nivel do Pilar Corpo). Caso falhem, todos levam Dano em seu Pilar de Corpo de nivel Igual ao seu Pilar de Corpo ou o Dano (Temporário ou Permanente) que seu personagem possui, a sua escolha.
Independente do resultado, você é removido da Cena e só recobra sua consciência na próxima Cena, tomando Nível1(1d4) de Dano Permanente em seu Pilar Corpo.
Vale notar que você pode ativar essa explosão quando você quiser! Exploda pessoas em Debates, exploda pessoas em investigações, Exploda pessoas em Fases de dialogo! Só fique de olho no seu Dano Permanente...

Regra de Engajamento: Um mundo sem barreiras – Nível de Efeito 2 (1d6)
Sua vontade é uma constante. Sua paixão flui como um rio selvagem. Vitória apenas serve para te empurrar ainda mais em frente. Você obtém resultados, e resultados empurram sua ambição ainda mais a fundo.
Regra: Toda vez que você causa uma Quebra de Barreira, você pode agir em um novo turno imediatamente. 

As mecânicas em Ação - Cenas e Fases
Entendo a ideia de rolagens, o que é um Perseguidor, já é entender em espírito Neo-Guanabara. Mas ainda é difícil de compreender o jogo em si. A experiência em si.é composta por Fases e Cenas. Neo-Guanabara é um jogo de ação, sobre Super-Heróis Cibernéticos com mentes psíquicas e o poder de quebrar a quarta parede ao alterar as regras do jogo de maneira direta. E dai, todo esse poder é relocado diretamente a cidade do título do jogo, Neo-Guanabara. Eles lutam, debatem e investigam na sua jornada rumo ao sucesso, fazendo fações dentro da cidade mais poderosas em tal movimento. Cada um desses ‘heróis’, desses Perseguidores, deve ter os seus próprios objetivos para tal cidade. Será que eles irão limpar a corrupção da cidade? Invadir a Metrópole e forçar uma revolução? Ou será que eles vão estar satisfeitos ao vender os seus serviços para marginais perigosos? Será que eles não irão se tornar chefões do crime? Será que eles vão começar uma guerra urbana? 

Cada ‘geração’ é uma campanha composta por um número certo de sessões e ‘Trabalhos’, e ao fazer tais trabalhos os Personagens Jogadores adquirem Renome para as facções que eles suportaram e ajudaram em tais trabalhos – E depois do final climático da geração, eles escolhem como gastar o renome e fama adquirido e como mudar Neo-Guanabara. 
Na próxima campanha, usando personagens novos ou re-imaginados, eles tem que lidar com a situação nessa nova Neo-Guanabara que emergiu das ações dos Perseguidores. Em essência, o jogo Neo-Guanabara é dividido entre “Cenas” e “Fases”. Cenas são sequencias de fases e há vários efeitos mecânicos que são conectados à cenas, enquanto é dentro das “Fases” que Parada de dados são feitas, além de combate, investigação e debates além de outras fases não conectadas diretamente a regras como, por exemplo “Fase de Conversação”, “Fase de sentar e beber um cafezinho com os amigos” e por ai vai.

Tempo livre entre as fases mais mecanicamente intensas é importante porque faz os Perseguidores do grupo de jogadores e Personagens Não Jogadores(“PNJs”) mais humanos e relacionáveis, além de permitir sentirem por mais tempo os efeitos mecânicos do jogo. Com isso dito: 
Fases de Investigação são sobre adquirir informação. 
Fases de Debate são sobre adquirir recursos. 
Fases de Combate são sobre remover, usando a força, obstáculos. 
Outras fases existem para criar uma pausa entre tais pausas, desenvolver personagens, interagir com PNJs , e sofrer efeitos mecânicos adquiridos nas 3 fases ditas acima.

O Coração Brawler
Fases de Combate ocorrem em "Áreas de Combate"que são o espaço onde o Combate ocorre. Normalmente, sempre há 3 Áreas de combate, uma Central e duas outras adjacentes a essa (Paralela 1 e Paralela 2, para não confundir é bom nomear cada área de maneira distinta), porém o Narrador pode decidir por mais Áreas, com 3 sendo o minimo.

Ao compor uma parada de dados, o jogador irá colecionar elementos como "Péricias" onde estilos de Artes Marciais Cibernéticas se encontram. De Ciber Jiu-Jitsu passando por Capoeira Elétrica e Luta-Livre Intergalática, tais estilos mudam como o personagem se move em tais "Áreas de Combate" além de como os resultados de sua Parada de Dados afetam o combate.

A idéia é emular o conceito de jogos de ação de fliperama, ou seja, o combate é rápido, perigoso, oprimir seus inimigos com golpes rápidos e controlar áreas de combate com suas ações enquanto a melhor proteção é não estar em uma Área de Combate que seu inimigo possa atacar.

A tática é fazer suas Ações de Combate eliminarem seus oponentes o mais rápido possivel enquanto você nega qualquer vetor ofensivo da oposição. Similar como você se posiciona em jogos como Streets of Rage ou Street Fighter, posicionamento de seu personagem e o "espaço" que os ataques ocupam é a diferença entre uma missão de sucesso e uma visita ao médico de rua.

A Mente Investigativa
Fase de Investigação não usa dados!
Informações que movem a missão para frente são achadas quando os Perseguidores decidem investigar, porém dependendo de suas Péricias a qualidade da informação ganha cor e profundidade. O que os jogadores fazem com isso, é com eles!

A Alma do Debate
Debates ideologicos entre facções e os Perseguidores ocorrem o tempo todo!
Defenda o seu ponto de vista ao lado de outros jogadores, fazendo Paradas de Dados imensas, usando dados do grupo todo contra qualquer tolo que tente silenciar sua voz.

Lançamento, Financiamento coletivo e o primeiro produto
No nosso post original, afirmamos que iriamos perseguir financiamento coletivo, pois queriamos uma versão impressa e com a arte de Daniele Cruz ilustrando o livro. Chegamos até falar de lançarmos a campanha em Novembro.

Decidimos que, para as surpresas que iremos mostrar em tal campanha, iriamos precisar de um tempo para acabar com elas, além de fazemos um "tour" de mídia, mostrando o jogo para diferentes plataformas e audiencias.

Esperem a campanha para Fevereiro de 2019

Uma das surpresas é que vai ter já um suplemento gratuito que será lançado junto da campanha do Catarse - "Sangue Inocente" é uma aventura de 4 horas criada para introduzir Neo-Guanabara e vem com todas as regras nescessárias para se jogar em casa além de vários personagens pré-prontos e fichas de oponentes.

Mais informações em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário