quinta-feira, 14 de maio de 2015

O nosso grupo de L5R

Legend of Five Rings está para sair no Brasil! Nesse post, eu me lembro de meus momentos favoritos do jogo, e mostro uma arte exclusiva feita pela talentosa Dani Cruz.



http://i1090.photobucket.com/albums/i372/AKImeru/templatepost2_zps6q7pecgd.png
Clique para expandir a imagem
Aqui vemos Heichi Tetsu, guerreiro cabeça quente do clã Javali, Miya Reha, a pacata e honrada Miya que perdeu seu posto em sua casa por seu pai ter sido parte de um escândalo e Togashi Asumiko, monja do clã Dragão que renunciou os prazeres da carne prontos para combater Hida Izumo, a jovem que nasceu feia porém entregou sua alma ao Jigoku para se tornar a mais bela. Sua pele caiu, revelando sua face.

O combate fatal entre três jovens samurais que ainda não terminaram seu Gempukku contra uma força da vaidade humana está prestes a começar!

**
O que falar de Legend of Five Rings que a RedeRPG ou outros sites empurrando o sistema à frente já não disse?
Que é um jogo "fatal"? Que é um jogo "baseado em mitologia japonesa"? Que é um jogo de "Heroísmo Samurai"(seja lá o que isso quer dizer)?

Minha experiência com o jogo vem desde 2005. Isso dá dez anos. Acho que eu posso falar com certeza o que me fez amar tal sistema e universo, talvez te encantar, ou até mesmo faze-lo compreender o suficiente para perceber que talvez, Legend of Five Rings não seja o jogo para você ou seu grupo.

Independente disso, é uma postagem pessoal, com todo meu amor e paixão do sistema/cenário posto aqui, nu. Julgue-o como quiser.

O que é l5r?

As facções do jogo
  Legend of the Five Rings (reduzido para "l5r") era um jogo de cartas onde o cenário era vivo. Havia inicialmente seis facções que jogadores podiam usar em seus decks e vitórias permitiam jogadores influenciarem a história, elevar a importancia de um personagem, matar outro, e por ai vai.

O quanto os jogadores tinham de influencia? O clã "Louva-a-Deus" foi forjado porque um grupo se uniu em uma usernet em meados dos anos noventa e eles criaram histórias para o personagem "Yoritomo" e recrutavam na marra novos jogadores, que passavam a usar ronins e o tal do Yoritomo nas cartas, suas constante vitória e empuxo fizeram a empresa adicionar uma facção ao jogo ao qual originalmente não se havia pensado.

Atualmente existem nove facções jogáveis no card game, e ele continua firme e forte.

Contudo tudo isso que eu disse apesar de relacionado, não é exatamente o que é Legend of the Five Rings, ao menos não ao que diz o produto que vai ser publicado.

Eu irei poupar detalhes históricos de como o jogo veio a surgir e suas diferentes edições, esse post não é sobre isso afinal. Mas eu estou falando do jogo de RPG do l5r. Foi isso que me trouxe alegria e diversão por tanto tempo.

Mas afinal, o que tem de tão especial ou diferente nesse jogo? A principio é um jogo onde o grupo é formado por samurais, monges, shugenja (Pense em magos mas com poderes elementais atrelados a comunhão com espiritos da natureza) e politicos dentro do estranho universo de Rokugan, estranho porque ele não é como Forgotten Realms, estático, e sim porque ele está sempre se movendo. Sempre tem algo novo nele, porque sempre tem um resultado no torneio do Card game diferente, sempre tem uma história postada no site que desenvolve certos personagens, a coisa não fica parada.

As facções que mencionei no começo dessa seção são todas jogáveis, são clãs baseados em animais (Dragão, Leão, Fênix, Caranguejo, Aranha, Garça, Louva-a-Deus, Unicórnio, Escorpião são os "Clãs Maiores", as maiores facções do jogo, mas você tem uma lista de vários clã menores, familias imperiais, ronins, monges e por ai vai.) e isso é o que me atraiu inicialmente ao jogo. Pois as facções tendem a ser parecidas entre si, e todas servem uma entidade superior (O Imperador) o que significa que em teoria, as facções são todas aliadas. Porém elas tem suas próprias culturas, jeitos de guerrear, de conviver, de meditar, de comer... E por ai vai. Cada facção tem personalidade, cor, humanidade. E dentro de cada facção há ainda a escolha de escolas e familias, que colocam o personagem jogador em contado direto com o cenário.

A fusão de "sistema de rpg" e "cenário" é tão próxima, que para você ter opções mecânicas, você precisa escolher algo que vai não só dar funções para seu personagem dentro do universo de jogo, mas responsabilidades, parentes, problemas, rivalidades, e aliados. Se declarar um "Akodo Bushi do Clã Leão" já coloca seu personagem geograficamente no cenário, além de já dar dicas de traços culturais dele, e até mesmo como certos NPCs irão reagir a ele. E isso foi o meu primeiro laço de amor com o sistema e cenário. Criar personagens e grupos já é de certa forma, interagir com o cenário tanto quanto um exercício de mecânicas do sistema.

Mas e quanto ao cenário?

Rokugan não é o Japão

Um monge do clã "Aranha", conhecidos por sua violência e conhecimentos teológicos
 Algo que pode parecer estranho para os brasileiros que ainda não conhecem o jogo e que estão esperando ansiosamente suas cópias chegarem ou os iniciantes que vão começar a jogar o jogo esse ano é a máxima repetida por fãs através dos foruns internacionais. "Rokugan não é o Japão".

O cenário claramente possui elementos japoneses, o combate foi inspirado em filmes de Akira Kurosawa onde a morte é praticamente instantânea,

Mas repare por exemplo, que os Samurai, como casta, são representados nos filmes do Kurosawa. Raramente eles são uma figura heroica. Excêntricos talvez, incriveis com certeza. Mas os protagonistas desses filmes, em particular aqueles que fazem atos heroicos como proteger camponeses (Sanjuro) vem de ronins, os supostos "Samurai sem mestre". E faz sentido. Essas figuras tem só como responsabilidade, a aventura, a ação, os trabalhos para que são contratados no meio do filme. Como protagonistas de cinema, a figura do "ronin" é perfeita para a função de "herói" enquanto a figura do "Samurai" servo de um grande clã é algo perfeito para antagonista.

Mas L5R é sobre os clãs maiores e seus samurai. Há opções de ronin, claro. Mas quando o jogo se vende em "heroismo Samurai" ele está falando de um tipo bem especifico de heroísmo. O da servidão ao imperador, o de seguir um tal de "bushido" que é baseado porém diferente do da vida real, o de possuir e trazer honra para sua familia e por ai vai.

Por exemplo, várias facções não se importam com camponeses. Ao ponto que as duas que se importam (Unicornio e Louva-a-Deus) são vistos como estranho por seus colegas.

É um tipo bem diferente de heroísmo. É um jogo sobre ganhar espaço, honra, glória, representar sua facção e faze-la ganhar favor enquanto se serve uma entidade maior quase que cegamente.

Eu joguei durante anos com as mais diferentes facções, além de ter narrado por um bom tempo, e é mais dificil do que aparenta definir um conceito de heroismo que é um tanto diferente do esperado.

Isso não impede jogadores de criar salvadores e "santos-da-espada", pelo contrário! Isso faz o heroismo de tais jogadores e "justiça" bater com os conceitos de "justiça" e "heroismo" esperado do cenário - E isso gera repercussões. Drama. Conflito. E não é por isso que jogamos RPG?

Minha maior campanha consecutiva de l5r durou dois anos de jogo constante nos finais de semana, envolveu um mal amórfico surgindo e tomando território, e os jogadores sendo os únicos do cenário inteiro que sabiam que se o mal não fosse extirpado, ele apenas retornaria mais forte. Só que as tradições, pergaminhos e livros discordavam deles. O mal se adaptou com a mudança do tempo, mas a sociedade tradicional de Rokugan não.

O conflito de tradição contra idéias novas enquanto um culto terrivel se espalha pelo cenário fez os jogadores questionarem o cenário, explora-lo, domina-lo e eventualmente muda-lo para algo que os permitisse "vencer" a campanha. E eles o fizeram, não sem antes de um jogador morrer no primeiro turno de combate contra o vilão por trás de tudo. Não seria L5R sem uma tragédia sangrenta!

O poder dos jogadores

http://doppelgangergeisha.deviantart.com/art/Princess-Confronts-the-Oni-522676927
Isso realmente aconteceu, em minha mente ao menos
Finalmente, l5r é maior do que acontece na sua sala de estar, já estabelecemos isso aqui não?
Mas ainda faltou eu mencionar que não é só via card games que o jogo evoluiu.

Anualmente, existe um evento online chamado Winter Court que permite jogadores e narradores se unirem e jogarem um imenso (imenso!) jogo online de l5r. Tudo o que ocorre lá vira parte do jogo. Nem tudo é usado pelos desenvolvedores do jogo para expandir a trama, mas por exemplo personagens famosos são dados para jogadores e tudo o que eles fazem é levado em conta, dá forma a esses personagens e faz eles parte do universo maior.

Por exemplo, ano passado eu fui Toku Saiga.

Membro do clã Macaco!
Os narradores do jogo me deram um pequeno background do personagem, afirmando que ele era um rebelde que foi maltratado pelos Louva-a-Deus - Nem mesmo eles toleravam seu jeito aventureiro e maluco beleza de ser.

Mas o Aranha o abraçou quando percebeu que ele era um incrível guerreiro.

Como em sua história ele foi rejeitado e maltratado por todos, eu joguei ele como um personagem ironico, irritado e narcisista. Porém os jogadores do clã Aranha neste ano tinham personagens que por algum motivo ou outro, abraçaram Toku Saiga e o adotaram como um "membro da familia", amolecendo o coração do grandalhão. Quase que imediatamente, o guerreiro zombateiro, cruel e maligno que me pediram para eu jogar, virou um bobão alegre que daria tudo o que ele tinha para proteger sua nova familia.

E foi o que ele fez.
Ele deu sua vida para cortar a conexão de um demonio que invadia a capital do império, permitindo sua familia e outros a matarem a criatura de uma vez por todas (a imagem no começo dessa sessão!).

E o que aconteceu?
O personagem morreu. Para sempre. Ele nunca vai ganhar uma nova carta, e se for mencionado em um livro, ele estará morto ali.
Contudo, ao consultar os espíritos, um membro do clã unicórnio descobriu que a alma de Toku Saiga irá reencarnar em outro personagem, este irá ganhar uma nova carta e fazer parte em diferentes tramas do universo.

Nada disso foi planejado pelos criadores do jogo.
Até mesmo o elemento dele ser revivido, veio de um narrador que não trabalhava na epoca diretamente com a empresa.

E é esse o verdadeiro motivo que eu amo l5r e recomendo tal jogo acima de (quase) todos.

É um jogo que que não só você pode fazer ele ser seu no seu grupo privado, você pode se organizar online com amigos, participar de eventos, e moldar o cenário ao seu prazer.

Rokugan é uma familia. Faça parte dela. Molde-a a sua imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário