segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Comédia em sua campanha de Supers

Mais um ano se passa, e nós da Playing Hero percebemos que os artigos que falam sobre o ato de jogar RPGs de Super Heróis são os mais visitados e apreciados pelo nosso público. Por que então, não escrevemos mais sobre isso? Há muito o que se explorar, muito o que se escrever para tal modalidade única de RPG, e levando em conta que há blogs inteiros dedicados há apenas o ato de se jogar fantasia medieval, nada mais natural de haver um espaço para Supers, por menor que ele seja.

 Hoje iremos falar sobre comédia. Como usar ela para melhorar suas aventuras com super heróis, ou até mesmo contrastar com campanhas mais sérias.

Entenda o Humor de seus jogadores

"Meu cérebro de robô precisa de cerveja. Oh e eu quero morrer."
Antes mesmo de começarmos a ver estruturas de narrativa, dar conselhos em como criar personagens engraçados ou como fazer uma campanha não perder o gás entre piadas, é preciso que o narrador entenda de fato o humor dos jogadores. Um dos maiores empecilhos para uma campanha com elementos e toques de comédia é o fato de que RPG é um jogo de interpretação de personagem cooperativo. O que é hilário para um dos jogadores pode ser algo extremamente frio para outro.

Ao entender um pouco sobre o tipo de humor que o grupo divide, construir aventuras que caiam nesse estilo de humor são tão fáceis quanto qualquer outro tipo de aventura. Contudo, há algumas dicas de como ter um ritmo que não incomode os jogadores.

E ele consiste em cutucar jogadores com cenas engraçadas, ou personagens cômicos entrelaçados com cenas que requerem os jogadores interpretarem seus personagens e suas reações. Ter uma trama "séria" ou "neutra", um objetivo claro para os jogadores. A revista em quadrinhos "Nextwave" lidava justamente com isso. Sua premissa era em teoria, séria. Um super grupo de super heróis rebeldes caçando armas estranhas de destruição em massa e as destruindo antes que o grupo terrorista por trás delas consiga usa-las.

Porém apesar de tanto a premissa como as soluções encontradas pelos personagens sejam algo que não seria incomum em qualquer página de quadrinhos modernos, as armas em si geralmente são coisas absurdas. E as circunstancias que os personagens encontram seus objetivos tendem a serem parte de uma piada maior. Mas em nenhum momento a história para. Não há espaço para risadas, apenas situações progressivamente mais estranhas com todo tipo de descoberta maluca sendo jogada no leitor sem esperar que todos os conceitos sejam encontrados com gargalhadas. Ao mesmo tempo que há certos aspectos que são genuinamente engraçados.

"Awww que bonitinho! Morra mesmo assim."
Nextwave possui uma energia divertida em todas as suas páginas. E funciona em seu formato de quadrinho porque o autor buscou vários elementos bobos, absurdos do universo de Super Heróis e os levou a uma conclusão cômica. A questão é: Como trazer isso para RPGs? O conceito de pegar coisas que os jogadores esperam e não acham estranho e levar a eles a um caminho inusitado é a base do humor em geral afinal.

A estrutura básica de um Jogo de Super Heróis



Em um artigo de 2014 nós discutimos a estrutura básica de uma aventura de Super Heróis para RPG. Há uma introdução, uma chamada a ação, uma entrada, um "guardião", Quebra-Cabeça ou desafio de interpretação (Investigação também é algo válido, e mencionado em Icons como algo essencial), Uma pista falsa para bagunçar um pouco a cabeça dos jogadores, culminando em um grande conflito super poderoso, e então fechando com um cliffhanger para o jogo da próxima semana.

Basicamente, se há um chamado a ação, uma série de etapas e desafios a serem resolvidos e eles então culinam em um grande conflito, e após sua resolução, a promessa de mais, de algo maior.

Mas como trazer a comedia para esse universo?

Deixe rolar

"Você acha que esse 'E' no meu peitoral significa America?!"
 Voltando ao exemplo de Nextwave, tirando o fato dos personagens entrarem em situações absurdas de tempo em tempo, eles não são muitos diferentes de Super heróis "comuns"...Na realidade, com exceção do Capitão, todos os membros do super time eram personagens que já existiam no universo Marvel e que participaram de histórias "sérias" o tempo todo.

O que faz deles cômicos? No caso de Nextwave, era a interação dos personagens e suas reações as coisas absurdas que eles enfrentavam. O seu objetivo era algo sério (Combate armas de destruição em massa) mas tais armas sempre eram algo cômico ou estranho, e a reação desses personagens geralmente era de frustração ou confusão de porque raios eles estão enfrentando Homens-Brocolis, por exemplo.

Para traduzir isso para uma mesa de Supers, não force o humor. Coloque situações inusitadas, ou talvez acrescente um titulo cômico para um vilão sério ("Garganto o Especulador Imobiliário Espacial") e deixe os personagens reagirem como acharem melhor. O universo de supers já é pautado no impossível, acrescentar elementos absurdos de uma maneira sutil podem trazer a comédia de maneira muito mais orgânica do que em outros gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário